News

Filipe Toledo encara série de treinamentos na Costa Rica

img-destaque


O bicampeão mundial e atleta olímpico Filipe Toledo participou viajou para a Costa Rica para uma série de treinamentos com o preparador físico Raphael Romano. Filipe contou com as companhias do irmão Davi Toledo e do ex-Top da elite mundial Peterson Crisanto, que também se preparam para as competições da World Surf League (WSL).

Filipe segue a sua preparação para os Jogos Olímpicos de Paris, que acontecem entre os próximos dias 27 de julho e 5 de agosto. Recentemente, o atleta esteve em Teahupoo, Tahiti, sede das Olimpíadas, para participar de um camp organizado pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Agora em julho, o bicampeão mundial fará outra viagem para o Tahiti antes das Olimpíadas, para treinar novamente nos tubos de Teahupoo. Antes, Filipe visita a Costa Rica através de uma parceria com a agência Nivana. O atleta e sua equipe ficaram inicialmente hospedados no Hotel Nantipa, em Santa Tereza, que ofereceu uma estrutura de primeira, com muito conforto, espaços para os treinamentos e uma alimentação adequada e saudável. “É muito essencial a preparação não apenas física, como também mental, para um atleta que irá representar seu país nas Olimpíadas”, diz Raphael Romano, que, além de preparador físico de Filipe, é praticante de surf e faixa-preta de jiu-jitsu.

Romano passou oito dias na Costa Rica focado no treinamento físico e mental de Filipe. “Claro que teve surf, mas aproveitamos o lugar, a natureza, para focar na parte física e mental”, conta o preparador físico.

Os dias do grupo começavam às 6:30h da manhã com uma sessão de alongamento, mobilidade e respiração, para acordar e preparar o corpo até mesmo antes do café da manhã. Depois rolava a primeira surf session do dia, já com o corpo preparado. As tardes eram reservadas para a sessão de treinamento mais forte com aulas do método U.Matural, exercícios de resistência muscular com elásticos e boxe para puxar o cardiovascular. “Nos dias em que as ondas estavam ruins, complementávamos o surf com um treinamento específico na piscina”, acrescenta Raphael Romano.

Raphael Romano é fundador do Método U.Natural. Pratica treinamento com peso corporal desde os 8 anos de idade, além de surfe e artes marciais. É formado em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá e participou de vários eventos de Fitness, programas de graduação e convenções.