News

Filipe Toledo é pura diversão em El Salvador

O que esperar de um surfista do calibre de Filipe Toledo em um lugar repleto de pointbreaks de direita, como El Salvador?

Em junho deste ano, os Tops da elite mundial foram à América Central para uma das etapas do Circuito Mundial da World Surf League (WSL). O destino foi El Salvador, um verdadeiro paraíso de direitas.

Filipinho chegou como líder do ranking e aproveitou muito bem a sua passagem, se divertindo com os amigos em alguns picos da região, como El Zonte.

Totalmente à vontade nas ondas salvadorenhas, ele chegou junto também na competição e foi até a final do Surf City El Salvador Pro, terminando em segundo lugar na prova vencida pelo californiano Griffin Colapinto.

A competição estará de volta em 2023, nos dias 9 a 18 de junho. El Salvador também foi anunciada como palco do ISA Junior 2023, o Mundial para atletas de até 18 anos promovido pela International Surfing Association (ISA).

Filipe Toledo, El Salvador, Surf, Waves, Olas, Ondas, América Central, Swell. Foto: @iamsamkimm
Filipe Toledo em ação nas direitas de El Salvador. Foto: @iamsamkimm
Sobre El Salvador

El Salvador é o menor país da América Central e o único que não tem litoral com o Mar do Caribe. Sua faixa litorânea de 321 km de extensão está totalmente voltada para o sul, com direção angular em direção ao Polo Sul, o que faz com que as ondas que recebe venham das direções de 170° a 225°.

Sua geografia costeira é gerada como resultado do anel de fogo e da falha da placa tectônica de Cocos, abaixo da falha do Caribe. Esta localização gera uma costa única com falésias, rochas e enseadas protegidas, propícias às ondas que se aproximam do sul, formando ondas de altura e excelente forma, consideradas de alto nível e qualidade para a prática do surf.

Dentro de seus 311 km de costa estão a Cordilheira do Bálsamo e a Cordilheira Jucuaran-Intipuca, que formam essa falha geográfica que acaba sendo a causa de gerar ondas ou pontos perfeitos, e seus rebentos estão à direita devido ao ângulo em que que recebem os swells do sul.

O dólar americano é moeda legal. Aconselha-se a troca de moeda nas casas de câmbio do aeroporto, uma vez que não são aceitas outras moedas nas lojas do território nacional. Os cartões de crédito são aceitos na maioria dos estabelecimentos comerciais. Existem caixas eletrônicos em todo o território nacional, principalmente em shopping centers, postos de gasolina, hotéis, entre outros. Há um caixa eletrônico na praia de El Tunco.

Veja mais vídeos de surf.