Filipe Toledo estreia com vitória em Burleigh Heads

O bicampeão mundial Filipe Toledo fez sua estreia na etapa do Gold Coast Pro, em Burleigh Heads, com uma vitória sólida em condições desafiadoras. Em um momento com as piores ondas no dia, Filipe garantiu sua classificação direta para o Round 3 ao marcar uma nota 7.83 logo no início da bateria, controlando o ritmo da disputa.
Toledo enfrentou Griffin Colapinto e Ian Gouveia na penúltima bateria do Round 1 masculino e aproveitou bem a primeira oportunidade que teve. Com poucas ondas consistentes entrando durante os 30 minutos de confronto, a estratégia de começar com uma nota forte foi essencial para assegurar a liderança. “Essa era uma parte da minha estratégia, já começar com uma boa onda logo de cara, sabe?”, comentou o surfista.

Apesar da escassez de ondas de qualidade, Filipe manteve o foco durante toda a bateria. “O Griff estava na bateria, vindo de um evento muito bom em Bells, com um ótimo resultado. Ele tava embalado, com ritmo. E eu só queria, sabe, tentar controlar um pouco a bateria e garantir que eu pegasse as duas melhores ondas. Basicamente foi isso que aconteceu. O Ian ainda tirou uma nota boa no final e virou a bateria. Mas é isso, tô me sentindo bem, me sentindo ótimo. Minhas pranchas estão prontas, estão muito boas. A gente fez algumas mudanças das pranchas de Bells pra cá — um pouco mais finas, com as bordas mais caídas. E, pô, tô me sentindo muito bem, muito mesmo. Deus tem me dado muitas oportunidades de surfar e me divertir com meus amigos, com meu time. Então, é isso. Incrível.”
A lembrança afetiva de Burleigh também foi um fator marcante para o atleta. “Acho que a lembrança que mais me marcou foi no Pro Junior. Eu lembro que cheguei aqui e minhas pranchas não chegaram. Eu mal falava inglês na época, então tive que sair pelas surf shops tentando achar uma prancha boa pra competir no evento. Acabei pegando uma prancha da DMS. Nem sei se ele ainda shapeia hoje, mas lembro que era uma prancha muito boa. No fim daquele evento, eu acabei fechando contrato com a Firewire. Muita coisa aconteceu nesse campeonato.”
Com a vitória, Filipe Toledo avança direto ao Round 3, onde enfrentará Crosby Colapinto, dos Estados Unidos. A próxima chamada do evento está prevista para quinta-feira na Austrália (quarta-feira à noite no Brasil), após alguns dias de paralisação por conta das condições do mar.