Os bastidores da preparação de Filipe Toledo para Pipeline
Após um ano afastado do circuito mundial de surfe, Filipe Toledo se prepara para fazer sua estreia na temporada 2025, na desafiadora etapa de Pipeline, no Havaí. Em entrevista, Raphael Romano, preparador físico do bicampeão mundial e fundador do Método U.Natural, detalha como sua metodologia foi fundamental para manter Filipe em alto nível físico e mental, mesmo durante o ano sabático. Confira a entrevista:
Preparação com base no Método U.Natural
FT77: Como o Método U.Natural foi aplicado para ajudar Filipe a retomar o alto nível de performance após o ano afastado do circuito?
Raphael Romano: Filipe, por já treinar comigo há um tempo e de forma intensa, tem total condição de treinar sozinho. Ele sabe executar os exercícios específicos para cada valência física, assim como as sequências. Além disso, uma parte muito importante são as técnicas de respiração, que fazem com que não só o corpo, mas também a mente, fiquem sempre ativos e conectados com sua essência.
FT77: O treinamento com peso corporal é um pilar do método. Como ele se adapta às exigências específicas de uma etapa como Pipeline?
RR: A base da metodologia U.Natural são exercícios realizados com o peso do próprio corpo, e isso representa 60% do nosso treinamento. Além disso, fazemos o treinamento de força com pesos, assim como sessões de artes marciais, como jiu-jitsu e boxe. Essas práticas atendem todas as necessidades físicas e mentais para estar preparado para qualquer etapa.
FT77: Artes marciais e surfe fazem parte da sua formação. Esses elementos influenciam no preparo físico e mental que você desenvolve com Filipe?
RR: Com certeza, principalmente na questão mental. As artes marciais, além do físico, trazem autoconfiança e controle emocional, que são cruciais para um atleta de alto nível.
Retorno após pausa e foco em Pipeline
FT77: Considerando o tempo afastado e a retomada da atividade física de alto nível, como foi o processo de reconstrução da resistência e da força de Filipe?
RR: Na verdade, não houve uma reconstrução, pois o Filipe não parou totalmente de treinar. Ele gosta muito do treinamento. Durante o ano OFF, mantivemos a manutenção, e apenas intensificamos os treinos mais próximos ao início da temporada.
FT77: Pipeline exige explosão e resistência muscular. Quais aspectos do método são mais úteis para preparar Filipe para essas condições extremas?
RR: O surfe, na verdade, exige praticamente todas as valências físicas, como equilíbrio, cardio, força, resistência e mobilidade. Mas o aspecto mais importante é deixar o corpo e a mente preparados para qualquer situação. Com o surfe, ele já domina o específico com muita maestria.
Intervalo longo entre temporadas
FT77: O intervalo de 4 a 5 meses entre temporadas é um desafio para manter a forma ideal. Como você trabalhou para evitar uma queda de desempenho físico em Filipe nesse período?
RR: Trabalhamos na manutenção, com intensidade moderada, exercícios de força para preparar a musculatura para o que está por vir, e muito treino mental.
Prevenção de lesões e recuperação
FT77: O tempo afastado aumenta os riscos de lesão. Quais práticas preventivas foram intensificadas na preparação de Filipe para evitar problemas durante a temporada?
RR: O Método U.Natural, por trabalhar a funcionalidade corporal como principal objetivo, já é uma grande ferramenta para evitar lesões. A junção do trabalho de fortalecimento, mobilidade e alongamento é uma boa receita para isso.
FT77: Pipeline é uma etapa exigente e perigosa. Como o método aborda a recuperação muscular e o preparo físico para minimizar os riscos após as quedas ou wipeouts?
RR: O método já é regenerativo, e minha conexão com o Filipe otimiza ainda mais esse equilíbrio. Não tem muito segredo: é deixar o corpo e, principalmente, a mente preparados para qualquer situação.
Saúde mental e desempenho físico
FT77: Como o Método U.Natural trabalha o equilíbrio físico e mental para ajudar Filipe a se sentir mais confiante e preparado em um retorno tão importante?
RR: Esse é um grande diferencial da nossa metodologia. O desenvolvimento físico e mental andam juntos, na mesma intensidade. Minha conexão com o Filipe já é bem avançada, ao ponto de eu conseguir enxergar quando ele precisa mais de um (físico) ou do outro (mental). Mas o principal é fazer com que o atleta curta o processo, que ele esteja feliz durante a caminhada, e não apenas no resultado.
Diferenciais para 2025
FT77: Qual foi o maior desafio físico e mental para Filipe na preparação para sua volta ao circuito, e como o Método U.Natural ajudou a superá-lo?
RR: Até agora, não enfrentamos nenhum grande desafio em relação a isso. Sinto que esse ano fora fez muito bem para ele. Confesso que venho me surpreendendo com sua vontade, dedicação e desejo de voltar a competir em alta performance. Nosso objetivo é buscar o terceiro título mundial para o Brasil, e faremos o que for preciso para conquistá-lo.
FT77: Após esse tempo fora, como você avalia a evolução de Filipe em termos de força, resistência e equilíbrio desde que começaram a trabalhar juntos?
RR: Filipe sempre teve uma base física muito boa e, por ser muito habilidoso, aprendeu rápido a metodologia. O principal é que ele passou a gostar de treinar, e isso acelerou muito nossa evolução. Os resultados estão aí, e não vamos parar por aqui!
Com equilíbrio físico e mental, Filipe Toledo está preparado para encarar os desafios de Pipeline e fazer um retorno marcante ao circuito mundial de surfe.