News

Filipe Toledo avança em condições difíceis em Peniche

Filipe Toledo, MEO Rip Curl Pro Portugal 2025, Praia de Supertubos, Peniche, WSL, World Surf League, Circuito Mundial de Surf. Foto: WSL / Laurent Masurel
Filipe Toledo garante vaga nas oitavas de final do Mundial da WSL em Peniche. Foto: WSL / Laurent Masurel

A terça-feira (19) em Peniche marcou a vitória de Filipe Toledo no Round 3 masculino, garantindo sua vaga nas oitavas de final do evento. Em um duelo contra Alejo Muniz, Filipe somou 12.33 pontos (6.50 + 5.83), enquanto Alejo finalizou com 9.37 (4.70 + 4.67), necessitando de 7.63 para a virada.

Após a bateria, Filipe comentou sobre a dificuldade de competir contra um amigo: “Infelizmente, é muito ruim surfar contra um amigo, principalmente quando a gente está convivendo no evento, surfar junto, jantar junto. Ele vai lá na casa para poder ‘soltar’ com a Bruna (Grano) – fisioterapeuta esportiva -, então é difícil a gente ter que competir com os amigos, mas é isso, dentro da água é guerra, que vença o melhor. Feliz de ter avançado nessa.”

Com a vitória, Filipe Toledo avança para as oitavas de final em Peniche e terá pela frente o sul-africano Jordy Smith.

Filipe Toledo, MEO Rip Curl Pro Portugal 2025, Praia de Supertubos, Peniche, WSL, World Surf League, Circuito Mundial de Surf. Foto: WSL / Manel Geada
Filipe enfrenta o sul-africano Jordy Smith na próxima bateria em Peniche. Foto: WSL / Manel Geada

Sobre as condições do mar, o brasileiro destacou a melhora em relação ao dia anterior, mas ainda com desafios: “O mar deu uma melhorada absurdamente em relação a ontem, o vento ainda não está dos melhores. Vamos ver se esse vento segura até mais tarde, se a gente vai ter essa segunda chance de competir hoje aí, ou vamos passar para os próximos dias. Mas é isso, onda tem, só esperamos uma melhor condição de vento. Na hora certa, o aéreo vai vir. Consegui fazer a bateria ali sem precisar do aéreo, mas está na manga. A hora que pegar na veia, vai ser legal.”

Em entrevista para a WSL, Filipe também destacou sua estratégia dentro da água: “Minha estratégia era entrar no ritmo certo, pegar ondas, porque eu sabia que a maré estava baixando e que as maiores iam fechar. Qualquer canto que eu encontrasse poderia ser uma boa nota. No final, vi que estava longe do Alejo e ele começou a remar em direção à corrente, bem na frente do palanque, e eu pensei: ‘Ele pode pegar uma irada ou pode não pegar nada’. No fim, ele tentou se afastar de mim e acabou não achando a onda certa. A remada estava árdua, com muitas ondas chegando e um período curto, então precisei passar por todas elas. Mas me senti bem.”

Evento paralisado: chuva e ventania a caminho

A WSL decidiu interromper o evento após a conclusão do Round 3 devido às condições inconsistentes do mar e já garantiu dois dias de evento ‘OFF’ em virtude das previsões de fortes chuvas e ventania que devem atingir Peniche entre quarta e quinta-feira. O palanque do evento será fechado nesses dois dias por segurança.

A próxima chamada está prevista para sexta-feira (22), mas o horário exato só será definido na quinta-feira (21), dependendo das condições climáticas e do mar.


Filipe Toledo, MEO Rip Curl Pro Portugal 2025, Praia de Supertubos, Peniche, WSL, World Surf League, Circuito Mundial de Surf. Foto: WSL / Laurent Masurel
A competição terá dois dias de folga devido à previsão de chuvas e ventos intensos na costa portuguesa. Foto: WSL / Laurent Masurel

Resultados e próximas baterias

Round 3 – Masculino

1 – Jack Robinson (AUS) 15.67 x 2.83 Ian Gentil (HAW)
2 – Liam O’Brien (AUS) 9.80 x 8.40 Crosby Colapinto (EUA)
3 – Yago Dora (BRA) 7.57 x 7.10 Samuel Pupo (BRA)
4 – Imaikalani deVault (HAW) 9.43 x 8.80 Jake Marshall (EUA)
5 – Ethan Ewing (AUS) 11.57 x 9.10 Gatien Delahaye (FRA)
6 – Cole Houshmand (EUA) 10.96 x 10.70 Connor O´Leary (JAP)
7– Filipe Toledo (BRA) 12.33 x 9.37 Alejo Muniz (BRA)
8 – Jordy Smith (AFS) 11.33 x 9.74 Alan Cleland (MEX)
9 – Italo Ferreira (BRA) 13.67 x 10.06 Jorgann Couzinet (FRA)
10 – Joel Vaughan (AUS) x 11.73 x 8.56 Ramzi Boukhiam (MAR)
11 – Rio Waida (IND) 9.97 x 8.83 Deivid Silva (BRA)
12 – Kanoa Igarashi (JAP) 11.90 x 8.50 Matthew McGillivray (AFS)
13 – Marco Mignot (FRA) 14.43 x 13.30 Griffin Colapinto (EUA)
14 – Seth Moniz (HAW) 10.20 x 9.26 Miguel Pupo (BRA)
15 – Leonardo Fioravanti (ITA) 12.07 x 10.90 Jackson Bunch (HAW)
16 – Barron Mamiya (HAW) 11.33 x 7.04 Edgard Groggia (BRA)

Oitavas de Final – Masculino

1 – Jack Robinson (AUS) x Liam O’Brien (AUS)
2 – Yago Dora (BRA) x Imaikalani deVault (HAW)
3 – Ethan Ewing (AUS) x Cole Houshmand (EUA)
4 – Filipe Toledo (BRA) x Jordy Smith (AFS)
5 – Italo Ferreira (BRA) x Joel Vaughan (AUS)
6 – Rio Waida (IND) x Kanoa Igarashi (JAP)
7 – Marco Mignot (FRA) x Seth Moniz (HAW)
8 – Leonardo Fioravanti (ITA) x Barron Mamiya (HAW)

Acompanhe todas as atualizações da competição no FT77, o site oficial de Filipe Toledo!