News

Filipe Toledo volta a El Salvador com sede de vitória

Filipe-Toledo_ElSalvador22_0680_Thiago-Diz
Filipe Toledo tem uma vitória e um vice-campeonato em duas etapas disputadas em El Salvador. Foto: WSL / Thiago Diz

O bicampeão mundial Filipe Toledo é um dos grandes destaques da quarta etapa do Championship Tour 2025 da WSL, que será disputada entre os dias 2 e 12 de abril, em La Libertad, El Salvador. Nas longas direitas de Punta Roca, os melhores surfistas do mundo entram em ação no Surf City El Salvador Pro, e o bicampeão mundial retorna ao evento após um ano sabático em 2024.

Filipe tem um histórico impressionante em Punta Roca. Em 2022, ano da estreia da etapa no Tour, ele chegou à final contra o californiano Griffin Colapinto. Filipe chegou a tirar a maior nota da bateria (9.57), mas acabou derrotado por uma diferença mínima: 17.00 a 16.00. Na semifinal, havia superado Italo Ferreira com uma performance sólida.

No ano seguinte, em 2023, a revanche veio em alto nível. Toledo reencontrou Colapinto na final e venceu com autoridade: 17.33 a 12.10, com notas de 9.00 e 8.33. Antes disso, passou por Ian Gentil nas semifinais e dominou as quartas com uma média de 15.34.

Em 2025, Filipe chega ocupando a 9ª colocação no ranking mundial, com seu melhor resultado do ano sendo um 5º lugar em Peniche, Portugal. A expectativa é que ele use toda sua experiência, velocidade e precisão em Punta Roca para somar pontos cruciais na busca pelo tricampeonato mundial.

Na primeira fase, Filipe enfrentará Ian Gouveia e o mexicano Alan Cleland. Em um pico que favorece seu estilo de surfe, Toledo é um dos nomes mais perigosos da competição.