Filipe Toledo é quinto colocado em Peniche

Filipe Toledo encerrou sua participação no MEO Rip Curl Pro Portugal com um sólido desempenho até as quartas de final em Peniche. O bicampeão mundial conseguiu uma virada emocionante em sua primeira bateria no domingo decisivo em Supertubos, mas acabou sendo eliminado pelo australiano Ethan Ewing.
Nas oitavas de final, Filipe enfrentou o sul-africano Jordy Smith e venceu com 9.43 pontos, superando os 8.47 do sul-africano em uma bateria marcada por condições de mar irregulares. A melhor nota do brasileiro foi um 5.50 nos minutos finais, somado a um 3.93.
O confronto teve ainda uma situação inusitada. Depois de quase completar um tubo em uma onda para a esquerda, Filipe teve sua prancha de carbono destruída, algo inédito na carreira do bicampeão mundial. Apesar de perder preciosos minutos para trocar de equipamento, o brasileiro conseguiu reverter a situação no outside ao encontrar uma direita, passar por dentro do tubo e trabalhar a onda até o inside para virar o placar em Supertubos.

Nas quartas de final, Toledo protagonizou um confronto acirrado com Ethan Ewing (AUS). O australiano conseguiu uma das melhores ondas do evento, recebendo nota 9.17 por um tubo profundo de backside em uma rara onda clássica (a mais perfeita de todo o evento em termos de qualidade). Depois de muita luta no outside, Filipe respondeu com um 7.83 em um áereo rodando de backside, mas não encontrou outra onda para virar o resultado. Ewing venceu por 12.50 contra 8.96 do brasileiro.
Com o resultado, Filipe Toledo ficou na quinta colocação da etapa em Peniche, somando 4.745 pontos no ranking. Ele manteve sua posição entre os dez primeiros do mundo e segue firme na disputa por uma vaga no WSL Finals, que reúne os cinco melhores surfistas da temporada.
A próxima etapa acontece entre os dias 2 e 12 de abril em Punta Roca, El Salvador, onde Filipe já ergueu a taça em 2023.

Top 10 do ranking masculino após Peniche:
- Italo Ferreira (BRA) – 23.885 pts
- Barron Mamiya (HAW) – 17.415 pts
- Ethan Ewing (AUS) – 15.490 pts
- Yago Dora (BRA) – 15.010 pts
- Rio Waida (IND) – 13.875 pts
- Leonardo Fioravanti (ITA) – 12.450 pts
- Jack Robinson (AUS) – 12.160 pts
- Kanoa Igarashi (JPN) – 11.385 pts
- Filipe Toledo (BRA) – 11.385 pts
- Miguel Pupo (BRA) – 10.820 pts