News

A campanha de Filipe Toledo no Pipe Pro 2025

Filipe Toledo, Lexus Pipe Pro 2025, Pipeline, Havaí, Hawaii, North Shore de Oahu, WSL, World Surf League, Circuito Mundial de Surf. Foto: WSL / Tony Heff
Filipe Toledo pega bons tubos para o Backdoor e termina o Pipe Pro em nono lugar. Foto: WSL / Tony Heff

Após uma estreia vitoriosa no Lexus Pipe Pro 2025, Filipe Toledo retornou ao mar na última sexta-feira para disputar mais duas baterias na mítica Pipeline. Diferente do primeiro dia de competições, as condições estavam excelentes, com ondas de 6 a 8 pés, proporcionando grandes performances aos competidores.

Veja as fotos de Filipe Toledo em Pipe

No Round de 32, Filipe enfrentou o também brasileiro Deivid Silva e dominou a bateria. Com uma abordagem agressiva e bem calculada, ele cravou 8.00 pontos em sua melhor onda e complementou sua pontuação com um 4.00, totalizando 12.00 pontos. Deivid, por outro lado, não conseguiu se encontrar na bateria e somou apenas 1.43 pontos no total, deixando Filipe com uma vitória tranquila e vaga garantida para as oitavas de final.

Filipe Toledo, Lexus Pipe Pro 2025, Pipeline, Havaí, Hawaii, North Shore de Oahu, WSL, World Surf League, Circuito Mundial de Surf. Foto: WSL / Tony Heff
Filipe cumprimenta os fãs no Havaí. Foto: WSL / Tony Heff

Após a vitória contra Deivid, Filipe comentou sobre as condições do mar e sua mentalidade para a temporada:

“Sim, agora com ondas de verdade. Aquele primeiro dia foi um pouco complicado, mas é exatamente isso que buscamos quando viemos para o Havaí, quando queremos surfar Pipe e Backdoor. Essas são as condições que queremos. Mesmo que a correnteza ainda atrapalhe um pouco quando entram as grandes séries, porque ainda há muita areia, as condições estão incríveis. Então, sim, estou super feliz.”

“É sempre importante começar o ano com tudo e pegar ritmo. Eu sinto que quando você começa bem, tende a ir bem ao longo do ano. Mas, em muitos anos, eu comecei aqui com meu pior resultado da temporada e, no final, acabei brigando pelo título mundial. Então, eu sinto que só quero surfar. Não tenho nada a provar para ninguém. Voltei este ano para aproveitar, me divertir e surfar, e é isso que estou tentando fazer. Sem pressão nenhuma, a prioridade número um é se divertir.”

Já no Round de 16, Filipe encarou o norte-americano Jake Marshall em uma disputa equilibrada e com desfecho dramático. Filipe recebeu 5.67 em sua melhor onda em um belo tubo para o Backdoor, seguido por um 5.17 nos minutos finais, fechando a bateria com 10.84 pontos. No entanto, Jake Marshall garantiu a vitória com 13.20 pontos, combinando notas 6.83 e 6.37. Com isso, Filipe foi eliminado da competição e finalizou o evento em nono lugar.

Filipe Toledo, Lexus Pipe Pro 2025, Pipeline, Havaí, Hawaii, North Shore de Oahu, WSL, World Surf League, Circuito Mundial de Surf. Foto: WSL / Brent Bielmann
Agora, Filipe vai com tudo para a segunda etapa do tour em Abu Dhabi. Foto: WSL / Brent Bielmann

Apesar da eliminação, Filipe Toledo demonstrou que está em boa forma e pronto para encarar o restante da temporada. O bicampeão mundial segue sua busca pelo tricampeonato e agora volta seu foco para a próxima etapa do World Surf League Championship Tour 2025.

A próxima parada do tour será entre os dias 14 e 16 de fevereiro, na piscina de ondas de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Será a estreia dessa piscina no circuito mundial e a expectativa em relação a Filipe Toledo é enorme. Ele sempre brilhou na piscina de ondas do Surf Ranch, em Lemoore, Califórnia, onde foi vice-campeão em 2018 e 2019, venceu a etapa em 2021 e ficou em terceiro lugar em 2023. Ao todo, quatro etapas já foram realizadas na piscina californiana, e Filipe se destacou em todas. Agora, ele tentará repetir esse sucesso na nova piscina árabe e consolidar sua posição na disputa pelo título mundial de 2025.