Ramzi Boukhiam substitui Filipe Toledo no Tour da WSL
Depois de sofrer uma lesão no tornozelo antes da estreia no Tour de 2023 e ficar fora de toda a temporada, o marroquino Ramzi Boukhiam ganhou a chance de disputar o Circuito Mundial da World Surf League (WSL).
No fim do ano passado, Ramzi havia sido anunciado como suplente oficial da divisão de elite em 2024. Quem também estava no páreo para ser suplente era o brasileiro Jadson André, que, assim como o marroquino, se lesionou nos treinos em Pipeline e ficou fora do Tour devido a uma contusão no joelho.
Ramzi Boukhiam chegou a ser convidado para as duas primeiras etapas deste ano, no lugar do brasileiro João Chianca, que ainda se recupera de um grave acidente sofrido em Pipeline, Havaí, no início de dezembro.
A participação de Ramzi nas demais etapas era incerta, até que o bicampeão mundial Filipe Toledo surpreendeu o mundo ao anunciar uma pausa nas competições este ano. Com isso, Ramzi será seu substituto e terá vaga garantida ao menos até o corte no meio da temporada, que acontece ao fim da quinta etapa, em Margaret River, Austrália.
Em Sunset Beach, a vaga de João Chianca será preenchida por Brodi Sale, próximo atleta do Havaí no ranking do Challenger Series que ainda não havia sido convidado para as etapas do Tour (Jackson Bunch e Shion Crawford foram convidados em Pipe, Keanu Asing foi chamado em Sunset e Ezekiel Lau está afastado das competições para cuidar da saúde mental).
Caso novas ausências aconteçam no decorrer da temporada, a WSL seguirá a mesma regra citada acima, priorizando os melhores de cada região no Challenger Series ou Qualifying Series, podendo chamar também chamar os destaques do Mundial Júnior da Liga (a definição é de acordo com o local da etapa).
O critério também será utilizado para definir alguns wildcards da WSL em algumas etapas da temporada (vale ressaltar que alguns patrocinadores também têm direito, como a Hurley, que chamou Kai Lenny em Sunset). Tudo depende do contrato de cada evento.
Outro ponto importante apurado pela AOS Mídia é que o ranking do Challenger Series de 2023 só será utilizado como base para definir os substitutos / convidados até a quinta etapa, em Margaret River. A partir do sexto evento (El Salvador), o critério será o ranking do Challenger Series de 2024, que será iniciado no fim de abril, na cidade de Gold Coast, Austrália.
View this post on Instagram