News

ISA Games em Porto Rico define seeding nas Olimpíadas

Teahupoo, Tahiti, Polinésia Francesa, Circuito Mundial de Surf, World Surf League, WSL. Foto: WSL / Poullenot
Cabeças de chave das Olimpíadas em Teahupoo serão definidos de acordo com resultados do ISA Games em Porto Rico. Foto: WSL / Poullenot

Os cabeças de chave das Olimpíadas em Teahupoo serão definidos de acordo com os resultados individuais dos atletas no ISA Games em Porto Rico.

O formato foi modificado depois das Olimpíadas do Japão, que teve um seeding com prioridade para o ranking da WSL. Na ocasião, por ter sido o campeão mundial da WSL, Italo Ferreira foi para Tóquio como cabeça da chave número 1.

Desta vez, a situação é diferente. O seeding será formado de acordo com os resultados de cada atleta no ISA Games de Porto Rico.

Os atletas que não puderam comparecer a Porto Rico, como o brasileiro João Chianca (que está lesionado) e o californiano Griffin Colapinto (que apresentou atestado médico por motivo ainda não divulgado), terão um seed abaixo de todos os competidores do ISA Games que se classificarem para as Olimpíadas.

Os atletas que terminarem em colocações iguais no ISA Games terão como critério de desempate o maior somatório na última bateria disputada por eles no ISA Games (quem fez a maior pontuação terá um seed melhor).

Também há um critério de desempate entre os atletas que não estão em Porto Rico, como João e Griffin. O primeiro critério é o ranking do Tour de 2023.

Como Griffin foi terceiro e João o quarto, o brasileiro terá o seed mais baixo e deve enfrentar o cabeça de chave número 1 em sua estreia na Olimpíadas.

ISA Games começa neste sábado

O ISA Games 2024 começa neste sábado (24), em Arecibo, Porto Rico. A equipe brasileira terá Filipe Toledo, Gabriel Medina e Yago Dora na categoria masculina; Tati Weston-Webb, Luana Silva e Tainá Hinckel na feminina.

Filipe e Tati já estão classificados para as Olimpíadas em Teahupoo, assim como João Chianca. O Brasil briga por mais uma vaga na categoria masculina e por duas na feminina.

Para obter a terceira vaga entre os homens, o time brasileiro precisa ter a maior pontuação do gênero somando os resultados de Filipe, Medina e Yago. Em caso de êxito, a vaga ficará com Medina ou Yago (quem ficar na frente no ISA Games).

Já no Feminino, Luana e Tainá buscam a classificação para as Olimpíadas e até podem ir juntas com Tati. Elas precisam lutar por uma das oito vagas disponíveis para as mulheres em Porto Rico. As duas só poderão ir juntas para Teahupoo se o Brasil for o melhor país no ranking por equipes do gênero feminino, o que abriria uma vaga adicional para o País.

Caso as duas fiquem entre as primeiras colocadas em Porto Rico e o Brasil não seja a melhor equipe campeã, irá para Teahupoo quem terminar na frente no ISA Games.

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by AOS Mídia (@aosmidia_)